quinta-feira, 29 de setembro de 2011

074 > Artes do Derval: uma galeria!

 
Por conta de uma visita à Natália, feita por mim, Guina, e pelo agitado(r) Luiz Antonio Bandeira, em recente visita ao Rio, em meados deste mês (futuro assunto do blog, aguardem!...), é que o nosso multitalentoso artista Derval Nunes da Rosa voltou com força ao cenário (no caso, às telas dos computadores...) da turma de Olaria.

Primeiro, porque me animou a recuperar sua mensagem multidisciplinar, já antiga, que foi publicada na última postagem. Depois, porque motivou a Natália (aliás, ela já estava motivada antes) a registrar, em fotos, parte do rico acervo de obras produzidas por Derval, a maioria delas ao longo do casamento dos dois, e nem estou falando do Felipe e do Bernardo!...
Falo dos quadros que povoam as paredes, e dos demais que estão devidamente guardados, em seu cafofo, aos fundos da casa da família do seu Manoel e da D. Maria, na rua Firmino Gameleira. Alguns deles (agora, abrilhantando o blog) foram reproduzidos por sua nora Kelly, mulher do Bernardo.

Dois dos netos de Natália são filhos do Bernardo, o Luan (12 anos), do primeiro casamento, e a Beatriz (5), filha da Kelly. Eles e mais a outra neta, Juliana (10), filha do Felipe, estão sempre “secretariando” a vó... 

As reproduções dos quadros, que foram postadas no perfil da Natália no Facebook, estavam intragáveis, quase “ilegíveis”... Mas isto (não por culpa da Kelly), por dificuldades próprias das câmeras automáticas, em especial neste tipo de fotos. 

O fato é que, se agora podemos curtir plenamente as pinturas de Derval, é graças a São Photoshop, padroeiro dos que saem mal na foto... 

Então, revendo agora estas obras, pergunto: afinal, é algum Modigliani?... é um novo Lasar Segall?... 

Não!... É apenas (mas é muito!) o nosso Derval!
 
 Quem entende disto o bastante para comparar?...



Clique na imagem para vê-la ampliada.
Clique em "página anterior" para voltar.

4 comentários:

Carlos Alberto Finfa disse...

Amigo Guina, com relação a historia do Charles , percurso - Teresópolis - UFRJ , de cicle ,sensacional , pude enviar e-mail p/ êle , recebí um telefonema dele, batemos longo papo , bom mesmo escutar e falar com o amigo Charles, espero indo ao Rio, visitá-lo, quem sabe combinamos , alguns amigos. Ver Derval em fotos, muito bom , gostaria que outras pessoas postassem seus comentários , já postei os meus em diversas oportunidades.Continuo atento e acompanhando o Blog TO. Abção.Carlos Finfa.

Carlos Rivorêdo disse...

PUBLICÁVEL: NÃO TENHO NENHUMPUDOR OU CULPA DE EXTERNMAR MINHAS EXÉIRÊNCIA.
Por outro lado, deixei claro, não sei se no blog ou particularmente, a importância do Derval e sua Famía, principalmente Iracema (sua mãe! Criatura única! Com quem escilhi muito arroz e enfeitei muitos bolos! E a sílvia, que por um tempo não sabia -do alto dos meus quinze - anos se era apaixonado por ela ou pelo seu professor de inglês!). A mãe dele e ele me ensiram o que conservo até hoje de sensibildade na mediação da minha tendência naturqal de racionalizar a tudo, principalmente a vida. O Derval foi (e é! ) uma referência na minha via! Ele, talvez, não saiba disso, mas cada vez que leio um text mais poético, lembro dele. Taõ fundamnetal que foi. Conheci-o antes dele "entrar" para a TO. Ali pude ser retirado do concreto da vida, para descobri a beleza. E com ela, a Vida. Valores que conservo até hoeje. Em minhas aular, ele sempre está. É uma espécie de muleta qu e uso para demonstrar para os alunso que ser m[edico não é meramente se apropariar d um conjunto de técnicas. É mutio mais! É ser enquadrado no seu tempo e na sua cultura, som a complicação de se identificar som aquele que procura ajuda. Lembro do jetinho do Bonilh - de aceitar os aoutros como tais. Um beijo fraterno.
Carlos

Anônimo disse...

Volto ao tema Derval, fabuloso acervo em mãos de seus familiares ,Natália e filhos, e netos, creio que a mioria de nós desconhece esse acervo . Bem a lembrança de Lasar Segall,a comparação , a turma da TO comparada a turma da SPAM criada em 1932,na casa de Segall, nos remete as festas da nossa Turma de Olaria , agora enrriquecida pelo acervo do artista Deval, ambos os movimentos ,o SPAM -Sociedade pró Arte Moderna - de SP , a o Turma de Olaria , guardam , no devido espaço de tempo, um da década de 30,já o nosso 30 anos depois ( década de 60), mas ricos em cultura, arte ,amizade , futurismo ,por que não??. Derval , parabéns , voce nos engrandece com esta arte no nosso meio. Sugiro, esta riquesa sair das paredes, e fazermos uma vernissage , na Leopoldina , e ai de quem faltar (hehe). O novo Encontro da TO com uma Exposição de Arte , fica a sugestão. Abçs à todos.Carlos Finfa.

carrivo disse...

Gente do Céu. Fui às lágrimas. Derval. Lembro de tanto que só faço chorar. Carlos.