D. Quixote - Derval, 1970? Pintura em madeira, 50x11cm |
A falha é maior porque, há alguns meses (quase um ano!), Derval entrou em contato enviando um comentário ao blog, que até hoje não foi publicado! Culpa minha, e me desculpo explicando o motivo, a princípio muito simples: em um pequeno texto, muitos assuntos!
A ideia era desmembrar os várias temas, só que outros assuntos foram tomando conta do blog e com isto o comentário foi ficando nos arquivos...
Pois é chegada a hora de publicá-lo!
E, com ele, as fotos que Derval enviou.
E também uma pintura, que fiz questão de guardar, que me parece muito próxima de um autorretrato...
Em outro momento, relembraremos mais histórias do Burrico e outras artes de suas artes, através de imagens de obras dos nossos acervos pessoais (enviem fotos!) ou da lembrança daquelas que se perderam.
E também uma pintura, que fiz questão de guardar, que me parece muito próxima de um autorretrato...
Em outro momento, relembraremos mais histórias do Burrico e outras artes de suas artes, através de imagens de obras dos nossos acervos pessoais (enviem fotos!) ou da lembrança daquelas que se perderam.
Dessas, lembro de uma, tão linda quão surpreendente...
Em maio de 1973, após viagem de carona (quase) ao Chile, eu e Soninha fomos acolhidos por Derval e Natália no apartamento-padrão de um conjunto residencial em Irajá, onde moraram pouco tempo. Nele, Derval praticou pintura mural, entre outras artes... E colocou, na parte interna da porta de entrada, uma maravilhosa mulher em tamanho natural, apenas o traço preto sobre o fundo cinza da porta. O detalhe incrível da pintura eram os trechos vazados de partes do corpo, passando o efeito visual de uma peça de cerâmica quebrada remontada contra a porta. Uma espécie de arqueologia artística do feminino, se me permitem inventar...
Em maio de 1973, após viagem de carona (quase) ao Chile, eu e Soninha fomos acolhidos por Derval e Natália no apartamento-padrão de um conjunto residencial em Irajá, onde moraram pouco tempo. Nele, Derval praticou pintura mural, entre outras artes... E colocou, na parte interna da porta de entrada, uma maravilhosa mulher em tamanho natural, apenas o traço preto sobre o fundo cinza da porta. O detalhe incrível da pintura eram os trechos vazados de partes do corpo, passando o efeito visual de uma peça de cerâmica quebrada remontada contra a porta. Uma espécie de arqueologia artística do feminino, se me permitem inventar...
E agora o texto do Derval, de (lamento!) 16/10/2010...
Oi Guina, já se vão mais ou menos 20 anos desde a última vez que nos encontramos.Você estava cruzando os Estados Unidos de trem e nos encontramos numa plataforma em Denver para um rápido bate papo. Pela Natália eu soube do blog da turma de Olaria. Vasculhei o porão da casa e da memória em busca de lembranças que pudessem ser úteis na montagem dessas recordações. De material, pouco encontrei de fotografias, apenas 3 fotos. Uma antológica de um acampamento na casa de Petrópolis, em que a Reni se defende da investida do Bandeira fantasiado de Veado Real. E duas outras da inauguração da exposição de pinturas minhas e da Natalia em que aparecem a Reni, o Jesuíno, o Osvaldo, a Fátima, a Heloísa.
Fátima, Zuíno, Osvaldo e Derval |
Derval, Reni, Clori e Heloísa |
Outro momento inesquecível,foi o desfile em Angra, no qual Jesuino desfilou um maravilhoso "Mercador Oriental”.
E existiram também os acampamentos na Praia do Forno, em Arraial do Cabo. Num deles o Cipriano, coitado, se queimou tanto que teve que voltar correndo para Olaria. Onde nós íamos para o bar da cidade encher a cara e na volta tínhamos que passar pelo abismo da pedreira.
Dentro dos momentos políticos,ficou muito marcada na minha lembrança a manifestação pela reabertura da biblioteca de Olaria, quando, pela quantidade de policiais presentes, parecia que o grupo era uma séria ameaça ao governo.
Reni se defende do "Veado Real" Bandeira, em Petrópolis - foto Derval |
Abraços, Derval.
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