Há uns tempos, falou-se aqui do futuro traumático que estava sendo programado para Olaria (até pelo que seria de interferência no que guardamos, na memória, do nosso passado).
O Globo, Out/2011 |
Cartaz de luta contra a Transcarioca recebeu até apoio espiritual... |
Era a questão do planejado BRT Transcarioca (veja em 054 > Olha o futuro aí, gente!), que cruzaria a antiga linha da Leopoldina em plena estação, com um viaduto de 500m, e rasgaria o bairro, alargando a Estrada do Engenho da Pedra, destruindo milhares de residências no bairro.
Pois não é que o pessoal de Olaria, indo à luta, conseguiu mudar o futuro?... Saiu até no jornal, veja o recorte.
Entre os defensores do bairro, o casal Araldite!
É a própria Hermínia quem conta: “Fomos na reunião pública de apresentação do projeto (na quadra do Cacique de Ramos) e houve um grande movimento contra o traçado apresentado pela Prefeitura. Esse traçado alternativo foi aceito pela Prefeitura e o [prefeito] Eduardo Paes veio a um almoço na padaria da rua Filomena Nunes, junto com o Secretário de Obras e o vereador João Cabral, para anunciar que aceitou a mudança.”
Na porta da Clínica Balbino, Hermína explica a Bandeira a questão. |
Aliás, é bem verdade que a certeza ainda não é absoluta... “Pelo menos espero”, escreve a ressabiada Hermínia... “Estamos aguardando a publicação no Diário Oficial do novo decreto de desapropriação”...
No mapa, em pontilhado o trajeto previsto inicialmente e em linha contínua o novo trajeto, que ainda não saiu em nenhum mapa oficial...
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário