segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

039 > Um certo apartamento de Copacabana

DA VIAGEM AO SUL, A UM CERTO APARTAMENTO DE COPACABANA
  
A última imagem que tenho da viagem ao sul é a chegada de Osvaldo e Bandeira que, por não terem conseguido carona de São Paulo para o Rio, retornaram para a minha casa, na Lapa de Baixo.
Quinze dias após, em Fevereiro de 1970, deixei tudo para traz e vim para o Rio.
Fui recebido por Paulo Caifás, que me levou para a casa de Delair, e por Oswaldo, em cuja casa fiquei hospedado por dois ou três dias, até que, por indicação do mesmo e usando da prerrogativa de meu passado religioso, fui hospedar - me no Seminário São José, na Tijuca, onde fiquei uns quinze dias...
Nesse espaço de tempo, lembro-me que Adriana fez um encontro de boas vindas na casa de sua mãe, em um conjunto residencial no início da Barreiros, entre Bonsucesso e Ramos, onde boa parte do grupo que participou da viagem esteve presente.
Depois da temporada no Seminário, consegui através de meu amigo Dom Estevão Bitencourt, uma hospedagem de trinta dias no Mosteiro de São Bento, período este em que, por indicação do próprio, comecei a dar aulas na PUC.
Foi quando aluguei o apartamento em Copacabana, no Edifício Tupinambá, na Barata Ribeiro.
Mobiliado, sala, quarto, cozinha, banheiro e dependência... e nele, por quase um ano, moraram também Perfeito Fortuna, Álvaro, Derval, além de alguns agregados frequentes, dentre os quais, Tarcisio Ortiz...
Tiveram, também, hóspedes de passagem: o pessoal do Living Theater (Julian Beck, Judith Malina e trupe), Angel Nunes, um espanhol que passava o dia no Zoológico desenhando, em bico de pena, nossas aves exóticas, e outros mais...
E neste apartamento, que era uma ante-sala da praia, por diversas vezes, KIKA fazia um inesquecível estrogonofe, para deleite geral do grupo...
Derval e eu tínhamos o hábito de nadar mar a dentro, em direção à Africa... Perfeito trocava a noite pelo dia, envolvido com o circo, Asdrúbal e outros afins ... e Álvaro, que quase não parava em casa...
Tempo de boas lembranças!!!
Fico devendo algumas fotos... sei que as tenho em algum lugar, guardadas há quarenta anos...
Um forte abraço em todos.

Paulo Anás

Um comentário:

Osvaldo disse...

Paulo Anás:
Meu amigo: eu me sinto até hoje um dos responsáveis por trazer vc de São Paulo para o Rio de Janeiro. Lembro que nos conhecemos na viagem para Presidente Epitácio e logo fizemos amizade. Em outro local contei nosso episódio da carona juntos com Gracinha, que fomos os primeiros a chegar a Presidente Epitácio e do susto que passamos. Nessa viagem vc conheceu Delair com quem depois se casou, teve filhos etc. Pois bem: passamos a ter longas conversas para lhe convencer a deixar São Paulo e vir morar, fazer faculdade, viver a vida no Rio de Janeiro. O argumento básico é que o Rio de Janeiro é uma cidade muito mais divertida que São Paulo onde vc morava, alegre, aonde vc teria de cara um grupo de amigos representado pela Turma de Olaria. Melhor: em Olaria morava Delair e vc já chegava aqui com uma namorada. Fui seu cicerone na primeira visita mais detalhada que vc fez ao Rio. Descrevi a cruz que existe no centro da cidade pelo cruzamento da Av. Rio Branco com Presidente Vargas. No topo da cruz a Igreja da Candelária. Esse símbolo religioso parece ter tocado vc como uma bênção: "é nessa cidade que vou ficar e fazer minha vida!" A Turma de Olaria me ensinou a ser nacionalista e bairrista. Hoje já viajei pela Europa e EUA mas nada melhor e mais bonito que o Brasil, o Rio de Janeiro e os amigos de Olaria!

Osvaldo