Então, tá todo mundo convidado: vamos aos cinemas!
Quem levantou o assunto foi o Luiz Cesar, com um apelo maiúsculo:
TEMOS QUE ARRANJAR FOTOS E ESTÓRIAS ANTIGAS DOS CINES:
São Geraldo, Santa Helena, Oriente – em Olaria;
São Pedro, Cine Penha e Leopoldina, na Penha.
Ramos, Rosário, em Ramos
Bonsucesso - no prédio do Mello, Art Bonsucesso, este ficava em uma galeria na Leopoldina Rego, quase próximo à Planalto. Acho que tinha mais um ali pela Praça das Nações (????).
Faltou algum??? [Luiz Cesar]
Dei uma ajudazinha... Dos cinemas, faltaram o Santa Cecília e um outro (qual?), em Braz de Pina (ah, o Braz de Pina mesmo!). Tinha um bem na Pça da Nações, esquina com a rua da SUAM, a Av. Paris, um meio recuado, de curva. E em Ramos, o Mauá, na rua que vem lá do Alemão, Euclides Faria. [Guina]
Finfa continuava no comando... Muito bom, Guina. Lembrou do Santa Cecília, do Mauá, ótimo. Fotos... Vou verificar se as tenho. Sobre os demais cinemas da região, tinha o BIM BAM BU, na Rua do Couto e as sessões noturnas no GREIP toda quarta feira.
Antigo Cine Santa Helena, depois Cine Olaria - anos 70 |
Enquanto recorria a seus arquivos, apelou: Verinha, ajuda a lembrar... Bandeira, bota o cabeção (essa poderosa máquina) pra raciocinar... [Luiz Cesar]
Aí, o Carlão se soltou... Do lado de lá de Olaria, havia um cinema, o Oriente, cujo prédio encontra-se lá até os dias de hoje. O cinema de Brás de Pina chamava-se Cine Santa Cecília, prédio estilo Art-Déco (USA, muito usado por lá), estilo abrasileirado "ferro-de-engomar", de quina, na rua Itabira, de frente para a estação de trem. Havia o Cine Brás de Pina, uns, creio, 200 mts. antes do Santa Cecília. (...)
Cine Santa Cecília - Brás de Pina - anos 80 |
O Cine Rosário, em Ramos, parece ser um estilo Art-Déco autêntico, era um grande Cine-Teatro. Pude recentemente conhecê-lo melhor, quando era um Bingo, fui com o gerente amigo meu, é luxo puro, suntuoso, balcões nobres, colunatas internas, arandelas art-deco, luzes embutidas, este é o Cine Rosário, reunia a elite de Ramos. (...)
Estação de Ramos e Cine Rosário, anos 50 |
Bandeira se animou... Estamos parecendo metralhadora giratória, atirando prá todo lado, quase sem tempo prá raciocinar e recuperar todas as imagens; elas se superpõem!!!
Vamos por parte: o cinema localizado na Praça das Nações, em Bonsucesso, ao largo...
...mas, não disse o nome do cinema, acabou falando de outro assunto...
Coloquei no ar: Luiz (ou quem souber), qual era o nome deste cinema da Pça das Nações?
Surpresa geral: quem respondeu foi Perfeito!... Paraíso [Enviado pelo meu aparelho BlackBerry da Claro]
Cine Paraíso e Pça Nações, 1929 |
O mesmo aonde a Lídia ia... assistir às aventuras de Lassie e John Wayne (arg!) no cinema em Olaria [é em Ramos...], do qual não sei o nome mas guardo uma lembrança linda, do teto em formato de nuvem, cheio de estrelas vazadas de onde escapava uma luz azulada, como convém às estrelas. Tardes encantadas, cujas lembranças nunca se apagarão, por mais que eu viva.
Falavam do já citado Cine Mauá, mas Finfa ainda perguntava... Carlão, qual era mesmo o cine com estrelinhas no teto? (Responder pra Lídia) Leopoldina, São Pedro, qual?
Carlos Alberto, ao seu estilo, respondeu... Lidia, vou tentar ajudá-la. Sobre o Cinema de teto Azul cravejado de estrelas, creio era o Cine MAUÁ, seria na Rua Darke de Matos em Ramos [epa, confundiu com o Cine Higienópolis, pra lá de Bonsucesso]. O Cine MAUÁ era suntuoso, o teto todo salpicado de estrelas, em azul translúcido, já antecipava o clima da fita, deixou saudades naquela geração. (...)
Cine São Geraldo - foto Guilherme Brito, 1984 |
Lídia, cheia de saudades, vibrou... Carlão, essa foi dez! Cine Mauá!!! E os filmes, você lembrou os melhores. Tinha, sim, aquele clima de seriado, que acaba no melhor pedaço para garantir a presença na próxima semana. E à farmácia minha mãe ia toda vez que meu irmão se acidentava correndo atrás de pipa. O dono até indicava remédios. Ah!, tempo bom! Pessoas que nem souberam que são parte da nossa história.
Bandeira concordou, anunciando... P A R A Í S O ! Hoje, um auditório da SUAM, na porta do qual fica o acesso ao Teleférico do Morro do Adeus, onde agora em setembro, embarcaremos para realizar uma visita!
Antigo prédio do Cine Mauá, Ramos - 2009 - Google Maps |
Impacientou-se com a Vera... Já respondi que era o Cine Mauá, na antiga rua "2", subindo da Estação de Ramos. Inclusive narrei um episódio vivido por nós dois, naquelas sessões de cinema de domingo, pós-missa em São Geraldo, quando tive um ataque de frescura pelo atraso que havias provocado, e exigi que esperasses comigo o término da sessão recém-iniciada, para assistirmos à próxima. Merecia umas porradas que nunca me destes.
E ainda perguntou... Vocês se lembram dos seriados do Hoppalong Cassidy (era assim que se escrevia?)?
Verinha, generosa, manteve a empolgação... LULU, ISSO MESMO!!! AGORA ME LEMBREI!!! VC É 10!!! NÃO, É MIL!!!! BJS, VERINHA
Estão pensando que a fita termina aqui?...
Que nada, o Carlos mandou belas lembranças.
Aguardem a próxima sessão!
10 comentários:
Quem explica o que significa "tinha o BIM BAM BU, na Rua do Couto"?
Super!
BI-BAM-BU era um cineminha que funcionava numa casa de uma família, ali na Rua Costa Rica, se não me engano, e que antes da sessão, tocava uma musiquinha que falava:
BI-BAM-BU, BI-BAM-BU!!!
Certo, Finfa?
Band.
Bandeira, sim, isto mesmo, ou Rua Costa Rica ou Rua do Couto (perto do IAPI), Carlão pode ajudar. Guina, BIM BAM BU era o nome de um cinema poeiral com bancos de madeira e muitos ratos passeando em nossos pés, a gritaria era geral, dos ratos e dos filmes...
Carlão, ajuda.....
lc
Não, não era na Rua do Couto, pois a mesma era uma rua quase que proibida, na qual evitávamos passar, por nela localizar-se a igreja do Bispo de Maura, controvertida figura eclesiástica, que rompeu com a igreja Católica e fundou a Igreja Católica Apostólica Brasileira, que celebrava o casamento entre desquitados, anátema sócio-religioso à época!
Será que, na mesma linha, eles estão admitindo o casamento gay nos dias atuais?
Parece que a grande motivação da sobrevivência da mesma, seja a pecuniária: pagou/ganhou a graça!
Sim , sobrevivência pois a mesma abriu inúmeras "capelas" ao longo dos bairros da Leopoldina, uma das quais quase em frente ao IAPI, naquela curva da Rua Leopoldina Rego, na calçada da antiga e extinta fábrica de cintos Mundial (esse detalhe foi de doer!).
Exploram muito o filão da religiosidade popular, da crença nas soluções milagrosas, na intercessão dos espíritos no cotidiano das pessoas.
Agora, o detalhe da gritaria por conta das emoções da película e da passagem de ratos pelos pés dos espectadores, foi demais!
Beijão,
Band.
Contribuindo com as recordações:
-o Mauá tinha o melhor ar refrigerado da região e ficava na rua Euclides Faria, anteriormente conhecida como Rua 4 - e não rua 2, como foi dito aqui !
- O cine da Teixeira de Castro era conhecido como Mello.
-existia ainda um cinema pequeno, na Cardoso de Morais, quase em frente da Rua Bias Fortes, esse sim, conhecido como Bonsucesso.
Lembranças dos anos 50 e 60.
Quem lembra do Cine-Nice, no IAPI, onde passavam, aos sábados os seriados "A sombra do escorpião", entre outros. Era do mesmo estilo do Bim-Bam-Bu
No meu blog "cine fechado para reforma " postei vários cinemas dessa época, cine Leopoldina, Bras de Pina ,São Pedro ,Del Castilho entre outros, só conferir.
Boa noite, pessoal
Me chamo Gilson e estudei no Colégio Santa Teresa, em OLARIA, entre 1968 e 1971(ginasial e científico). O Colégio mudou de nome. Gostaria de fazer contato com o pessoal de minha turma. Alguém deste grupo estudou lá nessão época? Abraço. Meu E-maior é gilsonrs@live.com.
Gilson, estudei no Sta. Teresa, mas em 1968, ja estava trabalhando.Fiz. todo ginasial la, diretores, Kal, d.Maria, profs. Oliveira, Aldir, Gama, Teixeira, otros ja nao lembro . Sai em 1963.
Nasci na Penha e meu primeiro cinema foi Cinema Penha,ficava na Rua Nicarágua 366,esquina com Belisário Pena,nasci em 1942,com 5 anos foi o primeiro,depois fui aos outros da redondeza,soube foi inaugurado em 19/08/1923,nessa mesma rua só que no 114,como Cine Theatro Penha,em 1932 foi como cinema Penha no 366,funcionou até 1969,ele pertenceu a família domingos Augusto Vassalo que faleceu em 1957,quem tomou conta foi os filhos,estou tentando uma foto do cinema Penha,pois para mim,seria muito bom.
Postar um comentário