terça-feira, 9 de agosto de 2011

064 > Os clubes da Leopoldina

Bonsucesso F.C., com sua feirinha
Foto Fernando Martinez
            A conversa começou com o destaque feito pelo Carlos Alberto:

Para regozijo da imensa platéia e amigos da Zona da Leopoldina, informo que o querido Bonsucesso acaba de ser Campeão da Série B do Campeonato Carioca, já ano que vem na Serie A, com os  4 grandes. Agora a Leopoldina, tem o Olaria, o Bonsucesso e a Imperatriz Leopoldinense. Notícias do Bonsuça, acessem Fanáticos pelo Cesso
O espírito de Leonidas da Silva , o grande "Diamante Negro" baixou em Teixeira de Castro, onde Leonidas apareceu, década de 30, se não estou enganado.
Saudações Rubro-Anis,
Carlos Finfa, 29/07/11

Concordei plenamente!... E percebi que ele assumiu a marca da família Finfa, título honorífico de seu irmão Luiz Cesar...

Bonsucesso F. C. - Estádio Leônidas da Silva
Foto blog Fanáticos pelo Cesso
Boa lembrança, Carlos Finfa,
viva o grande Bonsuça, campeão da 2a divisão!
Quem morou com vista para o Estádio Leônidas da Silva (acho que nem tinha este nome, à época) foram o Paulo Anás e a Delair. Lembro de ir ao apto deles qdo nasceu o primeiro filho (Leonardo, não?), a Dela se esforçando para amamentar o guri ao lado da janela, com o campo do Bonsuça ao fundo, lá embaixo.
Tá na hora da Zona da Leopoldina arrebentar a boca do balão!
[Só que balão tá meio proibidão...]
Abs,
Guina 

 

Bandeira não podia deixar de dar seu pitaco...

Sessão Nostalgia Total!
Salão do GREIP da Penha
Capoeira de Mestre Sardinha, 2010 (vídeo)
Só falta ressuscitarem o GREIP do IAPI da Penha, e seus inesquecíveis bailes com a Orquestra Tabajara do Severino Araújo, ou o Centro Cívico Leopoldinense e seu minúsculo e aconchegante salão de bailes, ou mesmo o Cortume Carioca Social Clube, onde Dª Léa da rua 13 do IAPI promoveu a festa de 15 anos de sua filha Diva (grande paixão da minha vida), com valsa de 15 pares, e que acabou com o "desaparecimento" dos milhares de salgadinhos que a mesma preparara por semanas, resultando no maior fracasso da referida festa, aguardada por todos.
Essa "memória" foi de lascar, não acham?
Abração,
Centro Cívico Leopoldinense - Rua Quito - Google Maps
 Luiz Antônio.
.

            Carlos Alberto Finfa contra-atacou...

O Blog dos  Fanáticos pelo Cesso é beleza pura, o hino toca o tempo todo,  é de Lamartine Babo, o grande americano, compositor de quase todos hinos de clubes do Rio. Bandeira , o GREIP está em atividade, tem até piscina, balé, Yoga, Capoeira e tudo mais. O CCL está meio parado, o Cortume - closed!!... 

Bem, esta semana passei pelo Country Club Brás de Pina, tá lá, firme. 
Eram de lá amigos da Turma da Zero Hora. Esta Turma, com a Turma da Pax (da Penha), que frequentei, e a do Bar Jamaica (Ramos), eram as Turmas da Leopoldina que rivalizavam com a Turma do Imperator (Méier), esta na Zona da Central.       
        
Brás de Pina Country Clube - Dez/2009 (vide faixa) - Google Maps

            Bandeira se desmanchou em saudades...

Carlão,
relembrar o Brás de Pina Country Clube foi demais!
Quando estiver aí no Rio, em fins de agosto (que amanhã se inicia...), será que conseguiríamos organizar um Baile da Saudade no Brás de Pina Country Club?
Brás de Pina, foi um bairro de classe média do subúrbio da Leopoldina, habitado por finas famílias (anos dourados).
Agora, lembrar da Turma da Pax, Bar Jamaica e Turma do Imperator, foi acima de tudo!
Abração,
Bandeira         


            Eis que Luiz Cesar, o primeiro (e não mais o único) membro da família Finfa, arrematou:

Guina, acho legal essa conquista do Bonsucesso e que Carlão – que é América – fique empolgado, e tem no momento para quem torcer – é da zona da Leopoldina – já que o nosso America "está por baixo". [rebaixado para a 2ª divisão do Campeonato Carioca]
    Mas, aproveito o momento futebolístico e envio – para colocação no blog TO – as cores do nosso Olaria Atlético Clube, que também está na 1ª divisão do Campeonato Carioca e deve rivalizar com o Bonsucesso.
E temos que torcer para o Olaria – não tem como não fazê-lo...
LC Finfa                     



Questões tão transcendentais, emotivas, que mexem com o nosso passado leopoldinense, não poderiam deixar de estar presentes nas virtuosas páginas virtuais do blog da turma de Olaria... 



Então, para manter o clima, aí vai, em azul e branco, uma panorâmica do estádio do Olaria A. C.
Olaria Atlético Clube - Panorâmica de Vitor Rodrigo Dias

9 comentários:

Guina Araújo Ramos disse...

Não parece não, mas deu trabalho achar estas imagens e fazer esta postagem: levei um dia inteiro!
Em compensação, fiz uma "viagem" pela Zona da Leopoldina!
O mais interessante foi usar um recurso + ou - novo do Google Maps, chamado Street View, que sugiro...
É um bonequinho que fica acima da escala, que vc arrasta para a rua que quer ver e o mapa ou foto de satélite vira uma foto, que vc pode mudar de posição até ver a casa ou prédio que quiser.

Guina Araújo Ramos disse...

O que mais me impressionou foi ver, nesta "viagem", detalhes que não mudaram em 40 anos! Ou pelo menos em 20, pq morei de novo em Olaria de 89 a 92.
Os clubes estão iguais, com exceção do Olaria AC, que está mais incrementado, e do Braz de Pina CC, que, por fora, parece em mau estado. E acho difícil o Bandeira fazer lá o baile que quer, a menos que seja de funk, que virou uma especialidade da casa...

Bandeira disse...

S U P E R ! ! !
D E Z!!!, essa ultima inserção no Blog da Turma de Olaria!
E M O C I O N A N T E!!!
Que fotos!
Que textos, admirávelmente pinçados, profundos, numa cadência crescente, dos emocionantes comentários feitos!
A M E I !!!
Vai bombar!
(...)
A história da festa fracassada dos 15 anos da Diva, minha hetero-paixão juvenil, no Cortume Carioca Social Clube, também ficou S E N S A C I O N A L!
(...)
Em tempo, depois eu conto novas e pesadas histórias do IAPI, envolvendo a citada Dª Léa da Rua 13, que deixou que criássemos uma espécie de clube em seu apartamento, onde todos os sábados promovíamos Hi-Fis dançantes, regados a cuba-libre, Wiskhie com guaraná, espetinhos de frios (chamados de "sacanagem") e sanduichinhos de biscoitinho salgadinho Piraquê recheados de patê com maionese.
Tudo isso ao som de Ray-Conniff, Românticos de Cuba, Trini Lopes e mais adiante, Chub Chequer.
UFA!
Esses poucos tópicos dão panos prá mangas!
Beijão,
Band.

Guina Araújo Ramos disse...

Animador, Bandeirão!
Que eu já comecei a achar que este blog deu o que tinha que dar...
É certo que eu perdi o ritmo (até pq não dá pra viver disso), mas o pessoal tb foi sumindo pelos cantos, nada mais daqueles debates animados nos comentários etc. As ausências tb me incomodam (...), são outros pontos de vista que não temos, apesar de que não há pq suplicar que participem...
Em suma, vou fazer mais uns investimentos no blog, tenho vários assuntos acumulados, depende só mesmo de disposição e disponibilidade...

Guina Araújo Ramos disse...

Esta foto panorâmica do campo do Olaria me lembra um momento marcante: foi naquela arquibancada à direita (agora, interditada) que assisti à minha primeira partida de futebol.
Tinha 5 ou 6 anos e meu pai, americano doente, me levou para ver Olaria x América, parte da tentativa dele de me catequisar...
O estádio, praticamente a metade do atual, era paralelo à rua Bariri e, com a arquibancada do outro lado (onde hoje é a extensão do campo), era mesmo um "caldeirão".
Lembro de sentar nos últimos degraus da arquibancada, bem lá no canto direito da foto. Pareciam os píncaros da glória, mas vejo que são poucos degraus... Mas, vejo até agora toda a vibração do jogo.

carrivo disse...

Pessoas humanas! Explosão de lembranças! De defícil organização. Contudo, vamos lá.
Bonsucesso. Um baile que fui com um conjunto espetacular: The Clevers. Uma brasa, mora!Dancei a noite inteira, turbinado por água mineral e bala Toffe.Só tinha grana prá isso. Mas energia não faltava nunca.
Olaria. Ponto de caça do meu irmão Pedro. A gente ia escondido, porque meu pai achava que o clube não era para rebentos de famílias de bem. Ele preferia que frequentássemos o Social Ramos Clube. Mal sabia ele que eu já ia até aos ensaios da Imperatriz, na época em que o Arnaldo Crioulo, meu grande amigo já falecido, era um dos diretores. Sambávamos a noite toda e íamos a um bar na Diomedes Trota comer uma sopa de tartaruga (nada mais ecologicamente incorreto!). Mais tarde a TO se animou e resolveu ir também para lá. E surgiu a estrela do samba - Zuíno e suas pernas praticamente desarticuladas dandou show.
1960. Do alto dos meus 10 anos, o baile de 15 da minha irmã Lúcia. Meu primeiro baile noturno. O terno era o da primeira comunhão. Apertado prá caralho. Por falar em caralho, lembro que o meu saquinho de dez anos ficou assado e doído por causa da calça apertada. Mas me diverti às pampas.
A Bioada, aonde no final, lá atrás a Fera da Penha matou a Taninha. Crime que deu até fotonovela na Grande Hotel.
Futebol. Nunca foia minha praia até a idade adulta. Mas sempre fui Flamengo. Meu Pai e meu Padrinho i eram. Meus irmãos também.
Gente do Céu. É muita coisa!
Beijos
Carlos. Em ordem cronológica: Longuinha, Riba,Poço, Dé, Carlão, Pink, O Fodão do Bairro Peixoto.

carlos alberto disse...

Guina e amigos ,acreditem, Carlos Imperial, veio como diretor do Olaria Atlético Clube , não sei precisar o ano , mas decidiu aumentar a capacidade do estádio ( alçapão) da Bariri , e fez aquela parte alta das arquibancadas.Alguém poderia esclarecer este detalhe, Carlos Imperial na diretoria do OAC.A acrescentar que a familia do meu cunhado (falecido), Mourão , possuia uma sapataria do "seu" Silva Mourão,mestre em sapatos feitos à mão ,para os "pés-de-valsa",eram o chique da época, ficava logo na entrada da Bariri ( lado direito) com Leopoldina Rego. Na foto do Brás de Pina, vê-se uma faixa do conjunto "Os Belgas" famoso na década de 60/70, havia "The Pop´s", "Black Cat´s" , "Fever´s" , "Pholhas" e um montão dos chamados conjuntos de "iê-iê-iê".

Guina Araújo Ramos disse...

Carlos Alberto Dias de Campos comentou, em 2011, via e-mail, mas só agora trago pra cá...
Historia de clubes ; TIJUCA TÊNIS CLUBE.- RJ
São dois momentos;
1º - Fui nadar no Tijuca Tênis Clube , com o treinador Vianna , anos de 1958 ou 1960 -lá aprendí a nadar ,competir , amizades, e tínha à época um grande nadador Aldo Perseck,campeão ,creio, Sul-Americano . O TTC , era o clube da elite tijucana, nada parecido com a imponência do prédio de hoje está lá, na época era uma casa colonial, avarandada , de frente para rua Conde de Bonfim , passáva-se ao fundo , as quadras de tênis, a piscina de 25 x 12 m ( um tanque) , e a piscina social ( Feijaõzinho) com formato de caroço de feijão,saunas , bar social das quadras de tênis, o orgulho da garotada "Cajuti" ( era como se denominava a petizada daquele belo bairro). Ía-se de ônibus ( Magirus Deutsch - alemão), ou de trem até Leopoldina Railway, e em frente pegáva-se o bonde Tijuca , das belas estudantes do Instituto de Educação. Voltaria eu ao Tijuca nos anos 70 , já casado, onde meus filhos aprenderam a nadar , jogar tênis ( meu filho Douglas) e frequentar a parte social, onde pude fazer uma legião de amigos tenistas, uns até diretores do TTC. O Tijuca Tênis Clube faz parte da minha vida, a historia de um clube no meu coração tanto de menino ,como já adulto, nesta fase já com meus "pimpolhos" ( hoje bem grandinhos).A comentar que o TTC possuia uma bela equipe de Water-Polo, que competia junto com o Botafogo ,o Guanabara , o Fluminense e outros que já não estou lembrado , brigas , contendas, já que este esporte exigia força, garra, nadar se deslocar e ainda fazer gols, a galera de touca , mas não dormiam de "touca" (kkkkkk). TTC- Orgulho da Tijuca.

Guina Araújo Ramos disse...

Mais um comentário de Carlos Alberto Dias de Campos, de 2011, via e-mail, que só agora reencontrei e trago pra cá...
Historia de Clubes: AMERICA FOOTBALL CLUB -RJ
Bem amigos, o America ,em 1960 , sagra-se Campeão Carioca, o 1º Campeão da Guanabara , grande time ,empolgante, meu querido pai , adquire um Titulo Patrimonial, ele gostava da Tijuca , onde eu andara com meus irmãos (Finfas Brother), lá no Tijuca Tênis Clube -TTC , já por lá sabíamos andar com desenvoltura, fui parar uma vez mais na Natação do America, a piscina , era um tanque ,assim a chamavam-na, colada junto ao estadinho de futebol do Clube da Rua Campos Salles 118, este endereço faço questão de colocar , é nossa referência como torcedor americano,nossa casa mesmo. Existe um livro , "Campos Salles 118" ,creio de um grande diretor da familia Valle, do cantor-compisotor Marcos Valle. Fui nadar no America, já por pouco tempo, pois em 1964 passaria a trabalhar na Aviação ,tendo que largar a Natação ,mas o America me traz boas lembranças , vía-se os jogadores de futebol, havia os grandes Bailes do Diabo, famosos , entráva-se no Maracanã quando o mando de campo era nosso , de graça com a carteira do clube , grandes times,grandes jogos, Maracanã,torcendo pelo AMERICA , e reparem um detalhe,meu pai flamenguista doente, e nos colocou no America, pronto!!, eu de flamenguista passei a ser torcedor do Mecão. Mais uma vez a Tijuca cruza meu caminho , a Pça Afonso Pena, o Bar Regina , a turma do Regina, depois voltaria ao America , como no Tijuca, para frequentá-lo , mais socialmente , meus filhos lá estiveram nadando,bailes infantís, e jamais deixei de torcer pelo Clube Rubro , sendo ativo torcedor da TIR- Torcida Inferno Rubro, do meu grande amigo Dario Meirelles e outros grandes americanos apaixonados pelo clube de futebol tijucano. A sede suntuosa do AMERICA , foi construida por Wolney Braune, grande americano, é orgulho da nação americana, referência na Tijuca ,torcedores como o grande Lamartine Babo , criador compositor dos hinos dos grandes clubes, tbem do Olaria, do Bonsucesso, Madureira, Max Nunes da Globo, Dona Ivone Lara Gilberto Braga,Mario Lobo Zagallo , Origines Lessa,Arnaldo Niskier,Marques Rebelo,Jose Trajao (ESPN), Eliezer Rosa,João Cabral de Mello Neto, grandes torcedores do manto rubro. O America com este nome criou no Brasil outros 31 clubes America . Os shows, a Boate do America,os Bailes do Diabo , o Teatro do America , as peças teatrais , a festa de formatura da minha turma de Ciências Economicas ,foi no America . O America do grande Belfort Duarte. Como diz Zé Trajano, com Edú no time, quem não seria feliz??? Eu era, estávamoslá , e éramos felizes com o nosso glorioso AMERICA. Hei de Torcer, Torcer,Torcer .....!!!!. Saudações de um Pele-Vermelha.