Cipri, em nosso último encontro Olaria, 26 Dez 2010 |
Nesta 2a-feira, 16 de maio de 2011, às 10h, foi realizada no Mosteiro de São Bento uma missa de 7o. dia pela morte do nosso querido Cipriano, que faleceu no dia 7 de maio, tendo sido cremado.
Foi no Mosteiro que Cipriano se casou com Aida, e lá foram batizadas as suas filhas, Daniela e Fábia. A missa foi oficiada por um padre seu amigo.
Cipriano, que morreu aos 74 anos, estava doente há cerca de um ano, com um câncer de pâncreas.
Segundo Fábia, fez um certo esforço para ir ao nosso encontro em Dezembro, os óculos escuros eram para disfarçar o abatimento...
Segundo Fábia, fez um certo esforço para ir ao nosso encontro em Dezembro, os óculos escuros eram para disfarçar o abatimento...
O aviso da missa só foi feito na véspera, por volta das 21h, quando Fábia encontrou um cartão com meu telefone entre os papeis de Cipriano.
Presentes, da turma de Olaria: Guina, Gil e Cláudio Matheus.
Natália e Hermínia iam à noite à missa na igreja de São Geraldo, em Olaria.
Ao final da missa, um encontro emocionante com o nosso querido ex-Pe. Antonio, parceiro de Cipriano na igreja São Geraldo naquela época, que foi à missa com a esposa e o casal de filhos.
Também presente uma filha do ex-Pe. Severiano, Laura.
Nos Comentários, a reação de alguns de nós.
20 comentários:
Olá sou Laura, a filha do Severiano.
Achei super legal o blog de vcs!
Gostaria de saber se vcs têm mais fotos do meu pai e tio Cipriano e Antonio?
Até mais!
:D
QUERIDOS AMIGOS É COM UM GRANDE PESAR QUE EU TRANSMITO A VCS A NOTICIA QUE A NATALIA ACABOU DE ME DAR.
NOSSO QUERIDO CIPRI SE FOI PARA UMA VIDA MAIS SUAVE E ETERNA.
"O SOFRIMENTO ILUMINADO PELA RESIGNAÇÃO E PELA PRECE TRANSFORMA-SE EM FORÇA E CLARIDADE PARA TODOS NOS.
FOI EMBORA UM GRANDE MESTRE DE TODOS NOS, MAS MORRER É TRANSFERIR-SE PARA O ALÉM, ONDE A MISERICORDIA DIVINA PROSSEGUE, PROPICIANDO OPORTUNIDADES DE REABILITAÇÃO E PROGRESSO PARA UMA NOVA REENCARNAÇÃO."
QUE BOM QUE PUDEMOS PASSAR ALGUMAS HORAS COM ELE, REVIVENDO MOMENTOS SUPER IMPORTANTES DE NOSSA JUVENTUDE!
QUERO DEIXAR UM TESTEMUNHO DE QUANTO O CIPRI FOI IMPORTANTE NA VIDA DE TODOS NÓS!
BEIJOS,
VERINHA
Vera, obrigado pela aviso.
O Salmo da missa de hoje é o Salmo 22(23) e ele diz assim
"O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!
Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos."
Infelizmente não tive o privilégio de revê-lo em janeiro, mas eu sei que ele ficou feliz de encontrar boa parte do Grupo de Olaria. Junto com o PAI ele está bem. É com tristeza no coração que o nosso domingo termina, porém a fé em DEUS e a certeza de que o Cipri estará com ele me conforta. Acho que a maneira que teria para homenageá-lo seria dizendo O - B - R - I - G - A - D - O. Talvez ele nem soubesse a dimensão da importância que ele teve para cada um de nós. Provavelmente cada um de nós tem uma historinha só sua com o Cipri. Êta home bão!!!!!!! Que a PAZ do SENHOR seja em cada um nós o conforto à tristeza pela partida do Cipri.
Beijos em todos.
Banzé
OBS: Sugestão - Quem souber o horário da missa avisa aos outros e no horário da missa vamos nos colocar em oração cada um na sua casa ou no trabalho ou seja onde estiver pare por uns poucos minutos e façamos uma corrente rezando a Oração que o Cristo nos ensinou - o Pai Nosso.
Um grande V I V A!!!!!!!!!!!! para o C i p r i.
Olá! Bom dia e boa semana!
Não preciso dizer do choque e da tristeza que tomaram meu coração e minha mente. Tenho plena certeza da importância do Cipriano nas nossas vidas. Na minha foi fundamental. Foi ele quem me apresentou um guia de Humanidades (o documento 13 do Concílio Vaticano II) e que direta ou indiretamente me deu chão para viver tudo que vivi. Foi ele quem me mostrou as possibilidades de vida que tínhamos desde a tenra idade. Foi ele que me ensinou a amar ou outros, acima de mim mesmo.
Como dizia Montaigne: "A morte não tem importância. Valemos por aquilo que fizemos em vida".
É esse sentido de Vida, que o Cipriano nos ensinou, que gostaria de passar para vocês, neste momento tão triste pela saudade e pelas representações.
Neste sentido o Cipriano Vive! Em cada um de nós.
Um beijo fraterno.
Carlos
CIPRIANO: SAUDADE!
Bjs. e abçs., Mauricio
Querido irmãos,
estou com o coração dilacerado!
Mais uma parte de nós se foi.
Não estou conseguindo raciocinar.
Mais adiante darei um depoimento sobre minha experiência com o nosso querido Cipri.
Um fraternal beijo em todos.
Luiz Antônio Bandeira.
Amigos,
Quando do nosso encontro em dezembro, CIPRIANO com certeza sabia das condições de sua saúde e que provavelmente nos deixaria em breve. Coerente com seu modo de ser, não expôs suas dores nem não deu à festa do reencontro ares de despedida ou de lamentação; discretamente, como de hábito, aproveitou para mostrar às filhas como vale a pena viver no sonho, nos homens e no futuro; mostrar que não há riqueza maior do que os inúmeros alunos que ele transformou em amigos. Com certeza suas filhas saíram de Olaria com a consciência do privilégio que foi tê-lo como pai.
Seus amigos sentiremos saudades; mas não é adeus. Ele apenas está (como de hábito) um pouco à frente. Um dia, no próximo reencontro, ele estará lá para docemente nos receber.
Nem vou dizer "DESCANSE EM PAZ" porque sei que ele já deve estar arrumando o que fazer.
Um abraço.
Lidia Vestes
A Verinha
Ao Bandeira
Ao Guina
Ao pessoal da Turma de Olaria.
Como sobrinho da Cristina, expresso a todos meu pesar e sei que a saudade será doce.
Que todos vocês tem a certeza de quem teve vida plena, tenha sido longa ou vida breve,
abraça agora a eternidade.
Meus sentimentos de pesar e de fé na humanidade, fé representada em pessoas como
Cipriano.
SDS
Fabio Daflon
Guina, mt obrigada pelo aviso.
Vi sua msg hoje pela manhã, qd saía pro dentista. Deixei recado p/ minhas irmãs e falei ao tel com Natalina, q ficou de avisar o Pe Tião.
Meu sentimento foi grande pq misturei as lembranças do Pe Cipri às de minha querida amiga Nair (ex namorada, mui precocemente morta,lembra?) .
É um momento de saudade e de nos abraçarmos ainda q virtualmente,
Abs
Jô
Laura,
praticamente não temos imagens do Severiano no blog, há uma ou duas.
E talvez não tenhamos, embora alguns dos participantes da turma ainda não tenham aberto seus baús...
Ao contrário, gostaríamos de saber se vc tem fotos dele nesta época, final dos anos 60, qdo ainda estava na São Geraldo.
Convivemos pouco pq logo que começamos o grupo, ele foi para a nova igreja da Vila da Penha, acho que em 1968.
Grato pela presença,
Guina
(guina1@gmail.com)
Queridos amigos,
Uma notícia que não gostaríamos de receber... como dói tudo isso!! Enche-nos de muuuita tristeza esse tipo de "viagem" que não se programa e com ela se vão os que tanto amamos, desfalcando assim sem cerimônia nem nada um grupo como o nosso, estimulados que fomos pelo nosso já saudoso Cipriano, a construir um sólida história num local tão apropriado como a "Olaria" de todos nós.
O que me consola é acreditar que o nosso Cipriano partiu para a "Casa do Pai".
"Uma historinha só sua com o Cipri"... tenho sim, querido Banzé.
O "Luci", carinhosa maneira como ele me chamava, curiosamente gravou em mim uma outra identidade _ um empréstimo idiomático _ e tão amorosa, que se até hoje dela não me esqueci, daqui pra frente então...
Enquanto isso,turma, vamos ficar por aqui orando pelo Cipri, agradecendo a Deus por tê-lo colocado nas nossas vidas e apurando os nossos ouvidos para que a sua voz continue viva, preenchendo um pouco esse vazio que se abriu em nossos corações.
Um grande beijo em todos.
Lucia.
FOI UM VERDADEIRO CHOQUE SABER QUE MEU E NOSSO MENTOR CÍPRI PASSOU DO MUNDO MATERIAL DURO E INJUSTO QUE SOMOS OBRIGADOS A ATRAVESSAR, AO PLANO QUE, A MEU VER POR MERECIMENTO, DEVE TER ALCANÇADO: UM SUPERIOR. NÃO FALECEU: VIVERÁ ETERNAMENTE EM NOSSAS ATITUDES, REGADAS COM O EXEMPLO SEU...
Encontrava-me em Campinas, casa de meu filho, ao chegar em casa , abrir o MSN, deparei-me com a postagem de Lidia Vestes, Verinha, perdí o chão, não acreditei no que lia, mas, refeito, lembrei-me daqueles anos de 60, na Igreja de Olaria, com Pe. Cipriano, nosso "Cipri", o Mestre, tive o privilégio de conviver momentos maravilhosos com este ser de Luz , à sua esposa e filhas , respeitosamente, meus sentimentos .
Amigos,
Muito obrigada mesmo pelas lindas palavras de carinho que vocês estão enviando. Confesso que estou há uns dias para responder estas mensagens e ainda hoje digo que vou ficar devendo um email mais completo... Ainda está muito doloroso e custa sair do casulo para escrever qq coisa.
Mas as palavras de carinho de vocês e as lembranças sempre alegres que papai deixou vão ajudar certamente a aliviar a saudade.
Todas nós mandamos um agradecimento especial pelo carinho de vocês e saibam que tenho certeza de que ele curtiu muito vê-los naquele churrasco.
Quando a poeira baixar um pouquinho, escrevo com mais calma.
Guina, obrigada pela divulgação e pela presença.
Bjs a todos,
Fábia
(filha mais nova do Cipri)
Querido Fábio,
queridos amigos, irmãos...
Retornando a esses teclados, 24:00h após a infausta notícia, derramado muitas lágrimas, custado a dormir viajando em imagens, memórias, outros idos, e atendendo as solicitações dos irmãos, até ansiosos pela minha reação ante a notícia, elaborei uma viagem, à qual se expressaria da seguinte maneira: Até Breve, Cipri!
[leia a próxima postagem]
Amigos,
dada a extensão (e a emoção) do depoimento do Bandeira, estou abrindo com ele, creio que concordam, novas postagens.
Abs,
Guina
Prezados Amigos de Olaria
Gostaria também de registrar que Cipriano foi importante para mim e que ele estará presente em minhas preces.
Sobre Severiano não sabia que ele tinha falecido, gostei de ver Antônio na foto.
Se alguém souber um pouco sobre estes três após terem deixados de serem padres, gostaria de ter acesso sobre suas existências, já que eles marcaram muito a vida de todos nós.
Charles Guimarães Filho.
Querida Fábia,
tivemos pouco tempo para convivermos, além daqueles saudosos momentos do nosso reencontro, o ultimo nesse plano, com o nosso amado Cipri, naquele inesquecível almôço em Olaria, em dezembro passado.
Meu coração lagrimeja ao pensar que nosso amado mestre e amigo, àquelas horas, já tinha consciência de que eram seus ultimos tempos entre nós, que era uma espécie de despedida, não deixando transparecer, em momento algum, esse momento que se aproximava.
Gigante na fé que o movia, sereno, amigo, carinhoso, abraçou-nos como se fossemos seus flhos que após longa ausencia, o reencontrássemos, sem transparecer em momento algum, o fim que se aproximava.
Hoje, na eternidade, vela por nós e continuará a nos conduzir pelos caminhos do amor, da bondade, da solidariedade cuja estrad nos apontou na aurora de nossa vidas.
Deus abençoe a ti, tua irmã e tua mãe, confortando-as no seguimento dessa jornada, até irmos também compor a Corte Celestial Olariense (CCO).
Luiz Antônio Bandeira.
Fábia, vemos você no próximo almoço da turma. Vai ser muito bom.
Abraços.
Banzé
Muito obrigada pelas palavras e pelo carinho, Bandeira (pelo menos era assim que ele te chamava quando falava conosco). Ainda precisamos muito desse conforto.
Um beijo a todos,
Fábia
Postar um comentário