Pois é, de repente o futuro nos atropela... Ou passa por cima...
E pode levar parte do passado da turma de Olaria para debaixo do viaduto...
Aí vai um vídeo da Prefeitura, que apresenta a futura Transcarioca, um eixo viário, que (mantendo os carros) é dedicado ao BRT (Bus Rapid Transit), ônibus articulado, que logo logo o carioca vai, naturalmente, chamar de Busão...
(Lembram do papa-fila?... Pois é, esqueçam...)
.
(Lembram do papa-fila?... Pois é, esqueçam...)
.
O vídeo é meio rápido na passagem por Olaria, mas dá pra perceber alguns detalhes.
(Clique à direita em YouTube para ver em tela cheia, no canto esquerdo para parar e na linha de baixo para ir ao ponto que deseja).
(Clique à direita em YouTube para ver em tela cheia, no canto esquerdo para parar e na linha de baixo para ir ao ponto que deseja).
O viaduto (e este não é um detalhe!) vai ter 500m (ou seja, meio quilômetro!), quase em frente à nossa futura Casa de Repouso Casal Araldite...
Vai começar na rua Engenho da Pedra, atravessar o início da Angélica Mota e da Dr. Alfredo Barcelos (onde fica o atual ponto final do 484), derrubar uns prédios (acho que, inclusive, o antigo Cine São Geraldo) e depois cruzar a Leopoldina Rego, descendo, do outro lado da linha, no recente trecho de extensão da rua Etelvina, entre a linha férrea e o antigo Cine Santa Helena. Daí, segue na direção do início da rua Uranos, continuando pela rua Ibiapina em direção à Penha.
Na área, fora a interligação com o trem, haverá outra estação na Engenho da Pedra, esquina da rua Drummond (o pessoal do IAPC vai adorar!). Só não sei ainda como vão fazer o cruzamento com a rua Barreiros, de onde vem o trânsito em direção à Cinco Bocas, pegando um trecho da Engenho da Rainha antes de entrar na Noêmia Nunes, deve acontecer um arraso ali também...
A coisa, de qualquer modo, é grandiosa...
Este Busão vai ligar a Barra (os emergentes podem reaparecer!) ao aeroporto do Galeão (quem quiser, pode cair fora...) e mudar muitos bairros tradicionais (Penha, Vaz Lobo, Madureira etc).
Este Busão vai ligar a Barra (os emergentes podem reaparecer!) ao aeroporto do Galeão (quem quiser, pode cair fora...) e mudar muitos bairros tradicionais (Penha, Vaz Lobo, Madureira etc).
Se vai ser bom, eu não sei...
Parece é que não tem mais jeito: o futuro vem mesmo aí...
6 comentários:
Em Poços de Caldas, existe uma via suspensa para monorail (monotrilho) de 6km , não foi adiante,já destruiram parte da obra, já estava lá desde os anos 80, um elefante branco, atenderia os turistas desta aprazivel cidade, virou um "abacaxi".
Guina,me amarro nestas modernidades Espero viver o bastante para andar pelos novos caminhos do Rio. 1) Tou bolado com este tal nome BRT. Será que temos capacidde de construir esta maravilha e não a temos para achar um nome em português? Não sei se busão exzpressa toda a dimensão desta maravilha. Aceito sugestões. 2) Percebem que todos estes caminhos vão desembocar na Barra? A transcarioca, a Transoeste, a Transolímpica (onde fica?). Se a Baarra era o coração do Rio, agora passará a ser também os pulmões, o baço, o... 3) O que mais em encafifa é que estas obras maravilhosa, em geral a toque de caixa ou de bumbo, são feitas às vésperas de grandes eventos internacionais. O meu, será que este grnde país emergente não tem capacidade para para fazer obras motu proprio, sem ser para inglês ver? Aliás, vocês perceberam que agora a moda é fazer pontes estaiadas? É isto, ponte ESTAIADA. 4) Antes de me despedir desta maravilhosa cidade gostaria de ver o fim do engarrafamentos da hora do ruswh na av. Brasil. Quantas horas todos os dias os pacientes cariocas perdem nesta longa viagem? 5) Na mesma condição aspiro ver a Supervia (que belo nome!) ser trasnformada em metrô de superficie. Vamos mandar para a ... o Kadafi os trens de 50 anos atrás, barulhentos e lentos e morados. É a reclamação de um suburbano.... No mais, vamos aguardar para passear nestas maravilhas, esperando estar protegidos de balas perdidas, enquanto desfilamos também pelas favelas cariocas. Mas, por qneuanto vamos vivendo na Cidade Maravilhosa...
Eu tb sou fissurado nestas intervenções urbanas, especialmente as que coletivizam o transporte. Mas, tb gosto das avenidas para automóveis...
1) BRT é mesmo muito bobo. Pensei até em chamar de BRiTão, juntando a sigla à mania nacional do aumentativo... Busão foi só uma improvisação minha. O povo é sábio, inventará. Basta lembrar de "papa-fila", não é um apelido genial?
2) Os caminhos não só vão desembocar na Barra, como saem da Barra... Aliás, um antigo plano-diretor do Rio colocava o centro administrativo no centro da Barra. No momento é por causa dos eventos de 2014 e 16, centrados lá. Qto à Transolímpica, veja este vídeo, http://www.youtube.com/watch?v=Snc2OsLn6NE&feature=related
3) Já tá muito bom que façam a toque de caixa às vésperas dos eventos... O pp Maracanã só existe por causa da Copa de 1950, foi feito em 2 anos. Qto a esta onda de pontes estaiadas, é bem coisa de político querendo deixar "monumentos", não? Queria saber qual são as vantagens delas, fora a "estética", que serve para cidades sem atrativos. No Rio, só polui o visual.
4) Viu no vídeo o cruzamento da Transcarioca com a Av. Brasil? Lá diz (e mostra) que vai haver tb um BRT pelo meio da pista dan Brasil. É evidente que vai aliviar o trânsito, mas qdo fica pronto, 2020, 2030? E desconfio que não vai até Santa Cruz, não...
5) É mesmo: para o trem virar metrô o que é que falta?... E vai ter gente para ocupar os BRT o tempo todo? O metrô, no fim de semana fica vazio. Por outro lado, será que vai circular dia e noite? O cara chega no Galeão à meia noite, vai ter que esperar o primeiro ônibus às 6h da manhã? (O metrô fecha nesse horário)
No final, nem tudo é sucesso, nem tudo é Cidade Maravilhosa...
Veja as ruas de São Cristóvão escondidas debaixo da Linha Vermelha.
Daí, fico me perguntando o que vai ser feito debaixo do viaduto de 500m que atravessará Olaria...
Guina, engenheiro de transportes, impressionate este minhocões que vão avançando cidade afora. Sem querer tomar o seu tempo, esqueci de comentar que o viaduto da perimetral vai ser demolido desde a rodoviária até a Praça Mauá porque é feio e não combina com o Projeto Porto Maravilha. O Lula, num gesto teatral, deu uma martelada nele, na presença do Alcaide Eduardo. A demolição vai custar 15 bi. Só a demolição. E dizem que vão fazer um túnel no seu lugar, digo, embaixo. Se for que nem o da Praça XV... Gostaria de saber: onde vai passar o trânsito norte-sul enquanto se faz a demolição. E tem também o VLT (desta vez o nome é em português): um vai do Porto à Praça Tiradentes, o outro, não sei. E ninguém está falando do Metrô Largo da Carioca para Niterói, sob a Baia, é o nosso túnel do canal da Mancha. E tem a LInha Vermelha e a Amarela, mas era para ter Lilás, a Vrde e outras cores... Abraços suburbanos.
Olá Guina! Eu adoro essas tranformações urbanas. No caso dessa área "paralela" a Av. Brasil que corta Olaria e Ramos é algo especial. Vejo o quanto a Estrada do Engenho da Pedra até o final está decadente e favelisada, salvo apóis a Noemia Nunes, e a Transcarioca promoverá nova etapa social na área revalorizando habitação e comércio. O fato de acesso fácil á grandes áreas do RJ já é total evolução na área.
tenque ver tb as casas das pessoas como vai ficar,pois a prefeitura desvaloriza muito,as casas,tem até casa de meio milhão na engenho da pedra....
Postar um comentário