quarta-feira, 8 de setembro de 2010

001 > Viagem da turma de Olaria a Foz do Iguaçu

Turma de Olaria posa em Porto Epitácio/SP, entre tripulantes da chata - foto enviada por Luiz César.
 
Viagem da turma de Olaria a Foz do Iguaçu em (?) de 1969.
A turma de Olaria posa em Presidente Epitácio/SP, à margem do Rio Paraná, 
divisa com o atual Mato Grosso do Sul, ao embarcar na balsa com destino a Guaira/PR, 
local onde existiam as "Sete Quedas ", depois encobertas pelo lago da hidrelétrica de Itaipu.


Identificação atualizada em 18/09/10...
Todos reconhecidos na foto, não restam dúvidas sobre a chata (mas, de qualquer modo, deixo lá as duas interrogações). Os demais, certamente, são "da terra" ou, no caso, "do rio"...
 

18 comentários:

Guina Araújo Ramos disse...

O grupo, ao que eu me lembro por conta da divisão em subgrupos para pegar carona, tinha, a partir de São Paulo 14 viajantes. Até agora identifiquei 11, os que marquei na foto. Quem mais?

Anônimo disse...

Caro Guina:

Adorei a idéia do blog mas creio que não sou eu nesta foto. Como nos dividimos em grupos, fiquei eu, o Paulo Anás e Gracinha (aposto que ninguém se lembra dela) desgarrados dos demais. Conseguimos uma carona direta e não paramos em Presidente Prudente. Daí fomos os primeiros a chegar em Presidente Epitácio(PE). O padre não nos recebeu pessoalmente mas mandou uma pessoa nos entregar a chave de sua casa. Ficamos nós sòzinhos em PE sem saber o que havia ocorrido com vcs e um tanto assustados (na época não havia celulares). Os tempos eram sombrios e nossa presença na cidade era vista com desconfiança. Havia problemas contra os camponeses e o padre apoiava o usocapião de terras por eles. Pois bem: correu boato que o padre "comunista" estava recebendo gente que iria se reunir aos camponeses em defesa de suas terras (seríamos nós, envolvidos em luta armada?). Eu, Paulo Anás e Gracinha sentimos um clima hostil e que éramos vigiados a cada instante. Decidimos então fingir que Gracinha namorava a mim e ao Paulo, os dois ao mesmo tempo e sem ciúmes e pertencíamos a uma "contracultura hyppie". Bem, a brincadeira foi útil e diminuiu a tensão, os olhares e vigias. Mas de outra feita eu e Paulo nos encantamos pela Gracinha e seu carinho conosco seus "namorados"de ocasião. Ao chegarmos de volta ao Rio foi grande a decepção quando conhecemos seu verdadeiro namorado. Que pena! Ele, ciumento, levou Gracinha embora do grupo...

Osvaldo

Maurício Murad disse...

Guina, é mesmo o Oswaldo, com a mão no ombro do Bonilha? Acho q não... Parece mais o Fiore... mas ele acho tb q não foi nessa viagem. Quem é aquele atrás, à direita de quem vê, num plano um pouco mais baixo q os demais... Não sou eu não?
E ao lado do Emílio, sentada no chão, não é a Kika?
Abç.

Guina Araújo Ramos disse...

Peraí, Maurício, vamos organizar!... Vc tb estava nesta viagem?!...
Caramba, sinceramente, eu não lembro!... Se foi, se está na foto, que revi agora, só se for aquele que vc sugeriu, o 3o. em pé (dir p esq), ao fundo e ao lado do cara de chapéu branco.
E tb não me lembro do Fiore!... Bem, talvez pq vcs eram "novos" para mim...
Mas, agora começo a achar que ele poderia ser aquele que pensei ser o Osvaldo, que disse que não está na foto (bem que o achei muito "musculoso", para o que lembro dele da época...).
E Kika, ela tb foi?... Lembro vagamente de que era bem magra e muito branca. Só se for a figura que está entre o Emílio e eu, de quem eu nem tinha certeza quanto ao gênero...
Se for assim, a de maiô sentada à direita de quem olha, deve ser a tal Regina, que o Paulo Anás me disse que viajou a partir de São Paulo.

Maurício disse...

Guina, eu estava sim. O Fiore, sinceramente, não me lembro. E acho eu q sou mesmo aquele lá atrás.
Quase certo não ser o Oswaldo. Além de não ser musculoso, como o "Fiore" da foto, o cabelo dele era mais baixinho e vermelho. A Kika, pelo q me lembro, era bem branca, sim, mas numa época acho q esteve gordinha.
Detalhe: além d'eu estar na viagem da histórica foto... ela (a viagem) está no meu livro, na p. 149, de passagem, mas está. Confere.

Guina Araújo Ramos disse...

Reina alguma indefinição...
Osvaldo não se reconheceu, o que parece estar correto, porém o Paulo Anás, com quem, conta ele, estava, viu a foto e não duvidou que estivesse nela. E ainda me falou da Regina, que teria se juntado em São Paulo, só que não mostrou quem seria.
Já o Fiore, ainda não deu notícias...

Anônimo disse...

Regina me parece ser o nome da ex-freira, recém-saída do convento, que na entrada de PRESIDENTE VENCESLAU (não Epitácio nem Prudente)ao descer do automóvel que lhe dera "carona" junto com alguns companheiros de viagem, esqueceu a mala com um montão de roupas suas... Foi sem elas...
OUTRA OBSERVAÇÃO: o mais altão de todos, de camisa branca, com a cabeça meio voltada para baixo, no meio da foto, me parece ser o Caifás.
Entre ele e Luís César, 3 pessoas do local. Os 2 de chapéus brancos, à direita (1 em pé e 1 agachado) devem ser do local, igualmente.
BONILHA

Luiz Carlos Fiore disse...

Você sabe que eu emprestei ao Bandeira uma coleção de fotos dessa nossa aventura a qual ele não me devolveu. Há mais de 25 fotos, inclusive uma com o Perfeito Fortuna atravessando o salto 7, lá em Sete Quedas, lembra? Ainda estavam instalando a última ponte. Que por sinal muitos anos depois caiu!!!
Não sei o que foi que ele fez com as fotos!!! Tenho que procurar nos meus guardados se ainda tenho os negativos!
A bela que está sentada mais à frente é minha irmã, Regina que o Bandeira apelidou de "macarrão". Também foi comigo um amigo de São Paulo, o Ricardo que não está na foto, pois creio que é ele quem está tirando essa.
Abração, Fiore. Ah! O blog está muito legal, parabéns!

Luiz César disse...

Pessoal, a viagem foi em 1969, é certeza. A menina de capuz é a prima de DÉ, salvo engano, Bandeira pode confirmar?
Ela não era freira!!! era de convento??? Bandeira, lembra???. Quando voltamos de Foz, ficamos hospedados na casa da minha tia Maura em São Paulo - o grupo dividiu, Perfeito e Burrico - mais rebeldes - fizeram uma dupla (talvez inspírados em Butch e Cassydy - da época - lembram???), se mandaram pra Salvador-BA - eles podem confirmar - me lembro bem, na despedida Perfeito falou: quem vem conosco?, vou conhecer mundo..., VOU FAZER UM CIRCO.... Nós permanecemos num total de 11 pessoas, e fomos pra casa da minha tia e ela (a de capuz) ficou muito amiga da minha tia e por anos trocaram correspondencias...
lembro bem... Bandeira deve lembrar.... Entre ADRIANA E
MAURICIO, NÃO É AQUELE PAULISTA "DOIDO" (mas excelente cara) AMIGO DE FIORE??? ou ele nâo estava nessa, foi na outra viagem (Teve uma viagem de Fusca do Dé, pra aquelas bandas!!!)
E por falar em Regina Fiore, não é a Macarrão???. O rapaz de óculos à direita era do grupo, quem é ele mesmo? menino bom....

Alem dessa foto tenho outras... vou enviar devagar para as
emoções aflorarem devagar... com suspense... EU LEVEI UMA MÁQUINA FOTOGRAFICA E TIREI AS FOTOS...

Outras curiosidades da viagem é que fomos na chata de amendoim vazia, descemos o rio Paraná até Guaira, levávamos uma lata tipo "Banha Rosa" 20 kilos só de bifes, e uma outra só de doce de goiaba... fomos distribuindo a comida com regras para não faltar pois a viagem poderia durar um dia como dois ou mais, foi um dia e meio..., á noite ainda atolamos nas margens... o rio estava muito baixo, ficamos iluminando com
lanternas a floresta em volta ... ninguem conseguia dormir, mas chegamos em Guaira. Fomos todos dormir num Galpão, tudo enfileirado um do lado do outro, alguem se lembra?
Novas emoções virão, na chegada a Foz, banzé no oeste, puro, chão de terra... dormida em churrascaria abandonada, o Prefeito local mandou uma secretária nos acomodar nesta churrascaria...

ABRAÇOS

Luiz Cesar


Outras viagens...

*** Alguem lembra da fantástica viagem a Angra dos Reis - o maior espetáculo da Terra do desfile de fantasia - alguem tem uma foto desta?; a Florianópolis; ao nada... de estrada no Mato
Grosso, briga de indio com posseiro... jogar bocha com
italianos no meio do nada, ser barrado pelos boiadeiros no meio da estrada; atravessar de cadeirinha suspensa (hoje eu não
acredito que fizemos aquilo) sobre as Cataratas de Iguaçu, sobre o abismo... -

LC

Guina Araújo Ramos disse...

Finfa, show de memória!
A minha só funciona aos empurrões. E com este, lembrei de muita coisa!
A viagem na chata agora está toda na minha cabeça, lembro até de uma cobra de uns 2 metros nadando ao lado naquele trecho de uma ilha supercomprida.
Uma dúvida: se Burrico é o Derval, então há alguma confusão. Derval, eu e Zuíno é que viajamos à Bahia algum tempo depois.
E uma correção: a travessia sobre o abismo aconteceu nas incríveis Sete Quedas, corredeiras (ou quedas) separadas por ilhas, que foram alagadas pela represa de Itaipu e não nas cataratas de Foz de Iguaçu. Era uma cadeirinha suspensa em cabos de aço, com roldanas para se deslocar. E do outro lado não tinha nada, só mato... Inesquecível!

Luiz César disse...

Guina, Pessoal,
Estao identificados mais 2 integrantes da Turma - Regina e Pe. Olivio, Bandeira pode confirmar.
Abracos ,
Luiz Cesar

Bandeira disse...

OK!, Super!
Entre Emílio e Guina, de touca, Regina, prima de Carlos Dé, recem saida de um convento.
Atrás da Regina Fiore (Macarrão) o legendário Pe. Olívio, que tão docemente nos hospedou e conseguiu o transporte na balsa fluvial até Guaíra/ PR.
Aquela cabecinha atrás, que apontaste como sendo o Maurício, não o é; o Maurício não estava nessa viagem.
O restante, todos confirmados conforme tuas legendas.
Abração a todos,
Bandeira.

Guina Araújo Ramos disse...

É, essa história de bancar o historiador pode levar qq um à loucura...
Novos reconhecimentos na foto, tudo bem... Mas, ainda restam dúvidas na chata!
1) Bandeira diz que o cara não é o Maurício, que ele nem foi na viagem... Pois se foi o próprio Maurício quem disse que foi! E que é aquele!
2) Os “locais” são, certamente, os 2 de chapéu à direita e os 4 entre Finfa e Dé. Ou o magrelo de camisa branca poderia ser o “Caifás”, se é que ele realmente foi?...
3) Fico na dúvida sobre: a) o que está entre Adriana e (o suposto) Maurício e b) o baixinho de óculos e braços cruzados à direita. Não seriam do grupo, talvez agregados na viagem?...
4) Parece que três figuras, pelo menos, estão faltando na foto: Osvaldo, Gracinha (que ele cita em seu comentário) e Derval (Luiz César garante que foi). Ora, se todo mundo viajou nesta balsa [que, aliás, carregava madeira e não amendoim, não sei de onde Finfa tirou isto...], ok: onde eles estariam na hora da foto?... Ah, o Derval deve ter tirado a foto, era a onda dele à época! Vai ver o Camarada estava puxando uma conversa pra cima da garota...

Guina Araújo Ramos disse...

O tempo não passa impunemente!
Não pensava que fosse tão difícil identificar os personagens desta foto.
Eu mesmo comecei vendo "Osvaldo" quando tratava-se de Fiore...
Porém, mais incrível é o caso do fotografado que se tornou duvidoso e retorna agora em grande estilo.
Para entender, transcrevo o diálogo (aliás, “triálogo”) que rolou de ontem para hoje:

De Maurício para Guina >
Guina, o Band diz q eu não fui, mas eu ouso tentar talvez quem sabe dizer um pouquinho dif. Q viagem foi essa afinal? Tenho pra mim, q eu fui. Abç.

De Guina para Maurício >
Cara, alguém, agora, é que tá viajando, só não sei qual dos dois...
Mauricio, acho que o melhor é vc ler os Comentários, que são tb uma narração, e aí dá pra saber bem que viagem foi.
Depois, faz lá um comentário esclarecedor, ok?
Estou achando sensacional esta história toda...
Abs,
Guina

De Maurício para Bandeira >
Baannddeeiirraa!!!
Não tenho como não concordar com vc., mas eu estava nessa viagem SIM!!! Vc tem certeza q não?
Abração meu irmãozinho.

De Bandeira para Maurício >
Ô Muradinho!
Me perdoe a memória já fraquejando. Imperdoável esse meu esquecimento da tua presença nessa epopéia.
Abração,
Bandeira.

De Maurício para Bandeira >
POIS É, MEU QUERIDO AMIGO... E O PIOR Q ATÉ EU MESMO DUVIDEI DE MINHA PRESENÇA, DIANTE DE SEU AFIRMATIVO RELATO. VC PODERIA CORRIGIR ESSE DETALHE COM O GUINA, PARA Q EU VOLTE À HISTÓRICA VIAGEM, REGISTRADÍSSIMA NO OPORTUNO BLOG?
AQUELE ABÇ IRMÃOZINHO.

[Mas, não contendo a ansiedade...]

De Maurício para Guina >
Guina, enfim, restaurada a verdade histórica!!!
Leia o mea culpa (rssss) do Bandeira.
Valeu!!!
Abração, Mauricio.

Anônimo disse...

Bom gente, apareci a pedido de meu irmão Luiz Cesar, pertenci a esta turma , dá para lembrar de vários fatos,reuniões, amigos, sou Carlos Alberto, saltei antes da turma , pois casei com umamenina de Cordovil, e todos, digo quase todos foram ao meu casamento, choveu o Rio sofreu aquela noita uma enchente descomunal,foi em Bonsucesso, na N.S. de Bonsucesso, o rio Faria Timbó saiu do leito, dormimos na igreja, somente saindo no dia seguinte as 11 hs, não sei se possuo fotos da turmano meu casamento, mas foi muito legal, Vera foi quem me apresentou a Sandar Paulo que viria ser minha esposa, me dando 3 filhos maravilhoso,já sendo avô de 1 neto furacão. Postarei , o que me vier na lembrança, acho que possuo fotos, aguardem . Saudações aos amigos.

Vera disse...

Carlos Alberto, meu querido!!!
Finalmente vc apareceu!!!
Mas, logo, logo vc iria aparecer no Blog, pois enviei para o Guina algumas fotos onde vc esta!!!
Bjs
Verinha

Bonilha disse...

CALO; LOGO, CONSINTO!
Aduzo mais uma pérola para a lenda que estamos a sacar do fundo do baú da história.
Passada toda a aventura da barcaça + Foz + frio, fui a PRESIDENTE VENCESLAU com os padres da catedral de Presidente Prudente e... quem encontro? OLÍVIO! Residindo lá por diretiva do bispo.
Perguntei a 1 dos padres da minha cidade se seria porque alguns populares de Epitácio estavam resmungando devido à pinguinha do Olívio ou se seria para protegê-lo da repressão- uma vez que ele levava comida aos camponeses que resistiam nas suas terras. O sacerdote não deu 1 resposta clara e, até hoje, não sei bem todos os detalhes do caso. Mas os lavradores resistiram até muito depois. Os militares não os atacaram. Porém, faltos de amparo em seu labor (empréstimos, p. ex.) houve alguns que abandonaram seus terrenos. Não sei se ainda restam alguns lá...
Guina: um grande beijo no coração.
LONG LIVE PADRE OLÍVIO!
Bonilha

Anônimo disse...

Guina

Se não me falha a memória(coisa de velho), há uma pequena confusão em relação à essa viagem.
Foram 2 viagens:
- a primeira até Foz do Iguaçú (ilustrada pela foto) - não fui
- a segunda somente até a Presidente Prudente e Presidente Epitácio - nesta eu fui, juntamente com o Oswaldo, Gracinha, a irmã dela(não me lembro o nome)e a maioria do pessoal da primeira viagem.
Cgegamos em Presidente Epitácio, ficamos na casa do Pe. Olívio por cerca de três a quatro dias e ele não apareceu.

Ronaldo